Ama o próximo como a ti mesmo

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Muitas vezes quando olhamos, lemos e meditamos este mandamento de Jesus temos muita atenção à primeira parte e reflectimos muito se realmente amamos os outro ou não! Mas frequentemente esquecemo-nos da segunda parte, de nos amarmos a nós mesmos e isso é fundamental. Só amando-nos a nós mesmos poderemos ser amor para os outros, transmitir confiança, pois, só se nos amarmos, seremos autoconfiantes.
Não estou a dizer que seja fácil amarmo-nos a nós mesmos, principalmente sem cair no narcisismo, pois vemos em nós imensos defeitos, coisas que tentamos esconder dos outros e que guardamos só para nós. Mas a ideia de que Deus nos conhece e que sabe TUDO de nós, pode por um lado, ser confortante e ajudar-nos a ultrapassar isso, porque afinal de contas ele aceita-nos tal como somos, com as nossas virtudes mas também (e sobretudo) com os nossos defeitos. Mas para outros pode ser constrangedor, uma vez que sentem isso como Alguém que conhece os seus "podres", e daí pode resultar uma descrensa e até um ódio em Deus.
Realmente devemos atentar na segunda parte deste mandamento, só assim poderemos cumprir a primeira, sem amor a nós mesmos é impossível haver amor aos outros...

0 Disseram...: