A Loucura da Cruz

sexta-feira, 6 de abril de 2007


À primeira vista e excluindo o factor fé, a entrega de Cristo na Cruz é uma loucura, um acto que, nada tem de glorificador nem de exaltação.
É realmente humilhante morrer num cruz, símbolo de desprezo, da morte mais infame, o local onde morrem os malfeitores. Mas Deus, escolheu esse local para imolar o Seu Filho Muito Amado, em favor da remissão dos pecados da humanidade, como forma de demonstrar o Seu amor louco pelos homens, não só dos judeus (o povo eleito do AT), mas de toda a humanidade. A que era, que é e que há-de vir. Sim! Cristo morreu por mim, por ti e por todos nós…
Na sua dor, no seu sofrimento, em todos os flagelos que recebeu, Cristo experimentou o afastamento do Pai. Quando recita o salmo 22: “Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonaste?”, neste preciso momento, Jesus experimenta o maior afastamento possível que alguém pode ter de Deus. De facto, nenhum de nós se pode afastar mais de Deus do que Jesus na sua Kenósis (esvaziamento, aniquilamento) total. Desta forma, demonstra que todos nós podemos ser salvos, pois por muito afastados que no julguemos de Deus, nunca conseguiremos estar tanto como esteve o Seu Filho. O Seu amor por nós é tão grande que basta que nós queiramos ser salvos para que Ele derrame a Sua graça sobre nós.
No momento em que Jesus promete o reino dos Céus ao bom ladrão, é a nós que o promete. Nós somos o bom ladrão, que peca, que erra, mas que se arrepende, que reconhece o seu erro e acima de tudo que pede perdão a Deus pela sua fragilidade e fraqueza, abrindo o coração ao amor Dele.
Cristo sofreu para que nós não soframos. Ele ocupa o nosso lugar quando está, ali de braços abertos na Cruz dolorosa e mesmo assim abraça a humanidade num abraço reconfortador…
Mas se a nossa crença se ficar pela cruz, é vã a nossa fé. Devemos e temos obrigatoriamente de ver a cruz como uma passo fundamental e imprescindível a caminho da Páscoa da Ressurreição.
Na Ressurreição, Cristo mostra-nos que o nosso fim, a nossa meta, aquilo que o Pai tem reservado para nós é a Glória da Ressurreição.
Deus Pai tem previsto para todos nós a ressurreição, a salvação, o lugar ao lado do Seu Filho que é Deus com Ele na unidade do Espírito Santo.
Para terminar deixo uma frase que ouvi há já algum tempo e que, para mim, continua a fazer todo o sentido: “Uma Cruz sem Cristo esmaga, pesa. É Cristo que carrega sobre si o peso da nossa iniquidade. Por outro lado um Cristianismo sem Cruz é ideologia alienante.”



Por Fernando Catarino

in Jornal Terra Quente

9 Disseram...:

Elsa Sequeira disse...

Miguito!!!

Est+a lindo!
Amei!!

Beijinhos e uma Santa Páscoa para ti!!!

:)

Anónimo disse...

Gostei uma vez mais, grande amigo.
Santas Páscoas

Escorpiana Explosiva disse...

BOM TEXTO, BOA PÁSCOA

Pinguim Alegre disse...

Bom texto!

Maria Carvalho disse...

Gostei de te ler. Embora saibas o que penso, não deixa de ser bonito ler-te. Beijinhos.

Anónimo disse...

Continuo a seguir os teus textos e todos são extraordinários na minha opinião como já disse...
Este agora em especial, gostei imenso de o ler e concordo absolutamente com o que dizes (reflectes)...
Bjs e continua...

Diabólica disse...

É bem verdade tudo o que dizes, só é pena é que muitas pessoas ainda não se tenham consciecializado disso.
As pessoas continuam egoítas, sem caridade para com o próximo, enfim praticam tudo, menos o que Deus pediu.
Deus sofreu por nós, mas nós não somos pelo menos capazes de sofrer pelo nosso próximo,de nos solidariezarmos com a sua dor.

"No momento em que Jesus promete o reino dos Céus ao bom ladrão, é a nós que o promete. Nós somos o bom ladrão, que peca, que erra, mas que se arrepende, que reconhece o seu erro e acima de tudo que pede perdão a Deus pela sua fragilidade e fraqueza, abrindo o coração ao amor Dele."

O problema, é que certas pessoas, não conseguem sequer admitir que erram, de pedir desculpa.

E enquanto assim for, não avançamos.

Beijinhos.

o alquimista disse...

Explêndido texto, de uma elegância rara...


Abraço

A Flor disse...

Foi graças a essa morte e ressureição que tenho acesso à vida eterna junto com Deus Pai e Deus Filho. :)

Beijinho Flor