Uma estrela que nos cativa

domingo, 17 de agosto de 2008


Umas pequenas notas soltas para matar o vício e o desejo de escrever...
Quem se entrega todo só pode receber tudo... É com a entrega da vida que esta toma e adquire sentido. Só quando deixamos de ser para nós e passamos a ser para outros é que tudo ganha sabor.
Andamos pela vida sem perceber muito bem onde é o nosso lugar, sem saber muito bem o que ela quer de nós ou em alguns casos o que nós queremos dela. Mas, a certa altura encontramos esse sentido, encontramos a finalidade da nossa existência, percebemos o que nos faz acordar todos os dias e pensar que não é apenas mais um dia, é um novo dia. Só quando encontramos essa estrela polar, por pequenina que ela seja, será suficiente para iluminar todos os nossos dias e os nossos dias todos, mesmo aqueles mais cinzentos em que parece que a sua luz não passa por entre as nuvens espessas da cegueira de uns olhos que não querem ver. Uma vez encontrada essa estrela polar, não mais desaparecerá da nossa vida, por muito que a tentemos empurrar, dizer que não, que não merecemos ter esta estrela, que não merecemos que nos ilumine, que fiquemos confusos com outras claridades, acabamos sempre por perceber que na noite escura é ela que nos guia, é nela que nos apoiamos, é a ela que recorremos para nos guiar... Por muito que nos esforcemos não conseguimos deixar de lhe dizer tudo aquilo que por mais de mil vezes prometemos não mais dizer... A estrela entra na nossa vida, por vezes quando pensamos que já temos o nosso rumo traçado, mas o seu brilho leva-nos a segui-la, a abandonar o caminho que outrora pensávamos ser o nosso. Não conseguimos perceber o que de especial tem a estrela, simplesmente no cativa, simplesmente nos impele a segui-la, a gostar dela. Não encontrámos uma explicação, e mesmo não querendo continuamos a segui-la, a admirá-la e contemplá-la, a amá-la... Ela continuará sempre a brilhar na nossa vida... E, a cada dia que passa, ganhará mais força e nós perceberemos que o nosso caminho é mesmo por onde ela nos indica. E, com ela, percorreremos o caminho ao longo do resto das nossas vidas... Ela sobreviverá sempre a todas as tribulações, a todas as hesitações, a todas as dúvidas... Será sempre um ponto seguro onde nos refugiaremos nas noites mais escuras e pra onde olharemos e sorriremos nos dias mais brilhantes, porque mesmo nesses dias ela estará lá...

5 Disseram...:

Paulo disse...

Uma estrela amiga, confidente e na qual devemos confiar.

Padre Vítor Magalhães disse...

Essa estrela polar é a nossa Fé. Com Maria que nos guia: - "Fazei o que Ele vos disser" - e é Cristo, que transforma a nossa vida,... é Ele o caminho certo! A Luz que brilha nos nossos corações.

Alien David Sousa disse...

Sabes catarino eu acho que nós andamos a vida inteira à procura do sentido da vida, da razão pela qual andamos por cá. Até ao dia em que morremos, andamos sempre à procura de respostas. Não acredito que as encontramos, se assim o fosse a vida perderia o sentido. Acordamos todos os dias porque temos de acordar e levamos a nossa vida da melhor forma que o sabemos, agora, não acredito que nenhum de nós faça a minima ideia do motivo porque está cá nesta bola azul. Servir os outros? Será que pode ter a certeza, 100% que é esse a sua razão para estar na terra. Esta nossa existência é misteriosa demais para a nossa compreensão.

Beijinhos C.

Paula Raposo disse...

Há muito tempo que não passava aqui e que não sabia nada de ti. Chego e leio um lindo texto sobre uma estrela! Muitos beijos.

A Flor disse...

Boa noite Amigo Catarino! O que é feito de Ti Amigo? :D

Peço a Deus que estejas bem. Que a Luz de Jesus Cristo brilhe em teus caminhos, iluminando-os....

Já tinha saudades de aqui passar e de te "sentir"...

Deixo-te um beijo doce e carinhoso, recheado do Amor de Jesus e votos de uma excelente semana.

Não te esqueças de sorrir sempre!

Beijinhosssss da Flor :-)