O que é que domina o Mundo???

sexta-feira, 20 de outubro de 2006


Esta é uma pergunta que frequentemente nos pomos, seja explicita ou implicitamente. No entanto e apesar de ser tão recorrente esta pergunta, a solução, ou resposta como queiram chamar-lhe, é sempre diferente e difere de pessoa para pessoa. Eu vou dar aquela que me parece mais plausível…
Geralmente a nossa primeira resposta (e mais lógica) é sem dúvida o dinheiro e os interesses económicos (petróleo, águas, matérias primas, etc…), no entanto eu vou apresentar outra coisa como aquela que domina o mundo, vou propor a sede de poder, a ânsia de dominar, a vontade de humilhar e espezinhar o outro!
Posso estar a parecer muito duro, mas eu passo a explicar este meu ponto de vista:
Certamente que nestes moldes de domínio e poder o dinheiro é sem dúvida um factor muito importante, diria mesmo uma condição sinequa non para se atingir todos os patamares que anteriormente referi, mas não passa disso mesmo, de um meio para atingir um fim último que é o poder.
De facto, os “ricos” compram grandes carros, grandes casas, grandes roupas, aqui eu questiono se será apenas para dar conforto a eles próprios ou será para isso e ainda para marcar uma diferença entre eles e quem não tem € para concorrer com eles e assim se sentirem rebaixados.
O pobre anseia ser rico, mas será pelo facto de ter dinheiro ou para que tendo dinheiro, possa tratar os outros coo ele próprio foi tratado um dia. Sonha em ter dinheiro, não para sair da sua pobreza, mas para ser dominador, grande, importante…
Será que os EUA, invadiram o Iraque “apenas” pelo petróleo, ou será que o fizeram para além disso para mostrarem ao mundo que são eles que dominam, são eles que impõem as regras, são eles que comandam os destinos do mundo e não outra instituição ou país qualquer? Se foi só pelo petróleo, e os americanos estavam tão irritados com a quantidade de vidas que lá se perderam, porque é que elegeram novamente Bush? Será que não foi por este lhe dar esse estatuto de Todos-Poderosos, de comandantes do Mundo, de Maiores, de Imparáveis???
Mas é mais fácil dizer que quem domina o mundo é o dinheiro, porque isso é uma coisa exterior ao Homem, exterior a nós…

8 Disseram...:

Maria Carvalho disse...

Parece que o dinheiro domina. Sim. És um querido e gosto de ti. Muito. Obrigada por rezares. E tu sabes que eu não acredito em nada daquilo que acreditas. Beijos.

P.e Júlio da Costa Gomes disse...

Quem domina o mundo é o homem. A deturpação da consciência humana faz com que os verdadeiros valores, que deveriam dominar o mundo, não sejam aqueles que se encontram vigentes. Contudo cá estámos nós para mudar o mundo. parece utópico mas na verdade se fizermos a nossa parte o mundo melhora a sua consciência e torna-se,ainda que um pouco, um mundo melhor, mais solitário. abraço

Manuel disse...

Devido à proposta de referendo, o aborto vai ser tema de debate nos próximos tempos.
Decidi asociar-me a esse debate com a criaçäo de um novo blogue monotemático: razoesdonao.blogspot.com

Convido à participaçäo e à divulgaçäo.

Abraço

amigona avó e a neta princesa disse...

É uma questão complexa mas no fundo vai tudo dar ao mesmo, não? Seja por dinheiro ou outra forma de poder o que temos que questionar e combater são esses valores que fazem correr tanta gente!!!

Elisheba disse...

"o amor ao dinheiro é causa de TODA A ESPÉCIE DE MAL"- Biblia!


"sede de poder, a ânsia de dominar, a vontade de humilhar e espezinhar o outro!"---resumiste o ESPIRITO DO MAL que domina o mundo...ou não se sente???

beijos

Belzebu disse...

Porque será que os males do planeta vão todinhos em direcção ao "bicho homem"? Com os seus maus instintos, a sua sede de poder, a ostentação, o seu dinheiro e as suas vaidades! E pior que tudo, o ignorar constantemente que não somos os unicos seres da terra!

Saudações infernais!

Alien David Sousa disse...

Nos tempos de hoje a informação é PODER. Não é somente o dinheiro que coloca alguém no poleiro.
Eu acho que a ansia pelo poder é o que domina o mundo. Ter os conhecimentos certos, a visão para os usar quando necessário.
Muitos dos "poderosos" deste planeta trabalham nos bastidores, isto é: nós não lhes conhecemos os rostos. Mas os grandes peixes sabem quem eles são.
Resumidamente, muito resumidamente, é isto que eu penso.
Fica bem

Ana disse...

É Satanás... =/ ele é o principe do mundo! Logo conceitos como ambição, poder, inveja e tudo mais são vindo daqueles que se deixam influenciar e até mesmo ser dirigidos por ele! E atenção... insto inclui tanto cristãos como não cristãos!

* * *