Um Olhar

sábado, 28 de outubro de 2006


Há quem diga que um olhar vale mais que mil palavras…
Eu diria que um olhar significa, vale e explica mais que mil e uma palavras…
De facto um olhar contém uma infinidade de sentimentos, através dele sentimos o amor, o ódio, a paixão, o desejo, a raiva, o desprezo, a indiferença, a pena, a atenção ou a divagação de uma pessoa…
Podemos saber todas as técnicas da mentira e do detector de mentiras, mas a técnica do olhar está muito para além disso, eles não mentem, por muito que nós nos esforcemos…
Pessoalmente não gosto das pessoas que não me olham nos, olhos, acho-as falsas hipócritas…Mas há também que não nos consiga olhar nos olhos por receio, ou sentimento de inferioridade. Eu gosto muito de olhar as pessoas nos olhos enquanto converso, adquiro a sua atenção, e sinto que assim não têm maneira de não me ouvir.
Nunca vos aconteceu passar pela rua e cruzar alguém que vos olha de uma maneira tão penetradora, desafiadora e forte que depois de passar nos sentimos obrigados a parar e a olhar para trás e a dizer, “O que se passou, quem era???”, a mim já, mais que uma vez…
Das coisas que mais me agrada, é sem dúvida ver a alegria verdadeira nos olhos de alguém, sobretudo de uma criança ou de um velho… Enche-me o espírito, quando sinto que fiz algo para merecer esse olhar, verdadeiro de alegria plena…
Outro olhar que me agrada é aquele que muitas vezes as pessoas me retribuem, de confiança, esse surge geralmente como resposta a um olhar que eu dou de “podes confiar, abre-te, diz o que te vai na alma, talvez eu te possa ajudar”, e depois de deitar tudo cá para fora o olhar transforma-se e torna-se um olhar de paz, de bem-estar, de alegria interna!Um olhar, mil e uma palavras…

11 Disseram...:

Anónimo disse...

"os olhos são o espelho da alma"...

Não concordas?

Obrigada pelo comentario.Adorei...ainda bem que gostaste do dialogo.Aparece!!

Bjos

Anónimo disse...

Hoje dia, cada vez se olha menos nos olhos.. já reparaste?

Alien David Sousa disse...

Podia ter sido eu a escrever este texto.
Estou 100% de acordo contigo.
Só não mencionaste uma coisa: o olhar pode ser usado como uma arma.
Existem pessoas que têm um olha intenso, profundo, que nos cativa e elas sabem-no. Algumas, não estou a generalizar, sabem usar esse olhar a seu favor. Como? Na arte da conquista. Aí essas pessoas podem ser perigosas porque podem envolver outras sem estarem realmente envolvidas. Entendes?
Beijos

Catarino disse...

Elisheba, concordo, mas eu gosto de inovar um bocadinho naquilo que digo...Embora nem sempre o consiga...lool
Sim Sofia, infelizmente, já reparei e é mesmo verdade... por muito triste que isso seja...
Alien, como eu te compreendo...

Padre Vítor Magalhães disse...

gostei desta reflexão Os bons amigos olham-se olhos nos olhos, os bons namorados e casais ganham muito com o olhar verdadeiro e alegre, Pe, Vítor

Maria Carvalho disse...

Sem dúvida. Um olhar diz tudo. Beijinhos.

Anónimo disse...

Sim... tanta coisa no olhar! A melhor forma de comunicar sem fronteiras... mas também depende muito de cada um. Falaste, e muito bem, nas pessoas tímidas, aquelas que preferem não se mostrar por completo aos outros. Muitas vezes, é com elas que eu me identifico. Beijinho.

Diabólica disse...

" Um olhar vale mais do que 1000 palavras".
Penso da mesma forma, para mim os olhos são o "ESPELHO DA ALMA".
E podemos ser muito bons a contornar a realidade, mas por mais que nós tentemos os nossos olhos "traem-nos" e não nos deixam mentir, por mais que tentemos.
Quando pretendo esclarecer algum assunto que me é "caro", faço-o sempre presencialmente, precisamente pelo que disses-te no teu comentário.
Por exemplo, nós neste momento estamos a utilizar uma "arma técnólogica", que sem sombra de dúvidas nos permite uma maior liberdade na comunicação, mas não uma ponte para a verdade.
Ou seja, nós estamos aqui protegidos por um écran, portanto poderíamos estar perfeitamente a mentir.
Enquanto que se estivessemos, neste momento, presencialmente já nos seria bem mais complicado fazê-lo.
Se há coisa que eu gosto, é que quando estou a falar com alguém essa pessoa me olhe nos olhos, se não sinto-me insegura, por vezes até arrastada para um cenário de mentira.

E se não estamos a mentir, e não somos tímidos, porque não olharmos para o outro quando com ele falamos?
Até mesmo porque muitas das pessoas que por vezes tomam esta atitude, estão na minha opinião, a deprezar a pessoa que com eles está a estabelecer um diólogo, estão a demonstrar um profundo desinteresse e até mesmo uma falta de educação.
Mas, isto é a minha opinião e vale o que vale
Beijos.

Anónimo disse...

A forma como olhas, diz muito de quem tu és.

Uma braçada amiga

Anónimo disse...

Houve quem me disse que gostou deste post,...

Anónimo disse...

Mexendo aki na net encontrei teu blog. achei um máximo essa mensagem, e se vc me perdoar copiei e colei no meu flog. Ah se puder da uma passadinha no meu ta?!