Quem é Jesus para ti???

quarta-feira, 17 de outubro de 2007


Na semana passada, o meu professor de Seminário pediu um trabalho: tinhamos de perguntar a uma pessoa na rua, aleatoriamente: "Para si, quem é Jesus Cristo???"
Não tinhamos de saber se era crente, ou não. Apenas apontar a resposta...
Hoje de manhã ia a comprar o Jornal e vi um polícia, dirijo-me a ele:
- Bom dia, posso fazer-lhe uma pergunta?
- Claro. - respondeu ele
- Quem é Jesus Cristo para si?
- Isso é uma pergunta difícil (risos)... Bom, mas Jesus Cristo, é a fonte. Estás a ver, como um novelo, em que dele se puxa um fio, desenrola-se, mas tudo parte do novelo. Com Jesus é igual, Ele é a fonte e dele tudo dimana até hoje.
- Obrigado e bom dia. - respondi eu, com profundo respeito e um sorriso afável...
- Obrigado eu... - respondeu ele igualmente a sorrir.
Vim até casa a meditar na resposta daquele homem. Um resposta capaz de ser o mote para uma grandíssima e belíssima tese de Doutoramento. Uma definição ao nível de um Grande Teólogo. Deixou-me atónito... Mas deixou-me feliz! É bom saber que se acreditamos, somos capazes de realmente pelo coração responder o que outros disseram com muito estudo.... A Graça de Deus é enorme...


Agora estendo esse mesmo desafio:
"Quem é Jesus para ti???"
Não fiques indiferente, responde, ainda que de forma anónima....

21 Disseram...:

as velas ardem ate ao fim disse...

Sinceramente, não te se responder.

bjinhos

Paula Raposo disse...

Tu sabes o que eu penso. Muitos beijos para ti.

Belzebu disse...

Eu sei que tu sabes o que eu penso sobre o assunto!

O personagem não me é de todo indiferente, apesar do meu assumido ateísmo! Prefiro referir-me a Jesus como uma ideia de "bem" e não como o interprete de uma novela que a todos satisfaz!
Cada vez que formos capazes de interpretar os seus ensinamentos, sem cair na tentação de julgar, de criar regras de conduta assentes em falsas interpretações e essencialmente formos capazes de acompanhar os sinais dos tempos, será uma ideia a ter em conta!

Mas só isso! O sagrado para mim é a minha consciência!

Aquele abraço infernal!

Marlene Maravilha disse...

Oi amigo!
Jesus para mim é o filho de Deus!!
É a luz que ilumina as trevas! e a razäo do meu viver!
Obrigada pela tua visita! Aguardo retorno!
abracos e um lindo final de semana.

Anónimo disse...

Não preciso de ti para nada lá pelo meu palheiro.

Sandra Dantas disse...

Catarino,
esta pergunta tem muito que se lhe diga! Gostei da resposta do Sr. Guarda!
Para te dizer tudo o que Jesus é para mim, escreveria algumas páginas... Mas resumo ao máximo: para mim Jesus é o Amor encarnado e levado até às últimas consequências, com tudo o que isto quer dizer!!! Um Amor concreto e concretizado!
Como diz D. Clemente no seu cântico "Caminhos para a vida": "Na tua luz encontramos a verdade, És o dom do Pai, a mão estendida, És Jesus a plena liberdade, o Caminho, a Verade e a Vida."

Como vês, isto é um pequeníssimo resumo de tudo o que te poderia dizer! Quando começo a falar sobre Ele, nunca mais páro!

Um abraço amigo!

Fá menor disse...

Olá!

Antes de mais quero agradecer a tua visita.

Agora, a resposta à tua pergunta:
jesus é Aquele com quem posso contar sempre, mas principalmente quando me meto em apuros...
É Aquele que me guia e por quem me deixo guiar.
Para mim, Ele é o Alimento, é a Luz, o Caminho e a Meta.

Isto assim repondido mt rapidamente...

Bjs

Fa-

Padre Vítor Magalhães disse...

Jesus é Deus feito Homem... Isso sabemos, mas sentir no bem no fundo do nosso coração podemos dizer que é,... o Amor encarnado de Deus. Será que é o suficiente?!... É muito mais do que limitamos e imaginamos.

' Claudjinha disse...

Olá! obrigada pela visita e comentário :)

já agora, respondo à pergunta:

jesus pra mim é o nome que damos à força superior que de facto existe. desculpa a sinceridade e frontalidade, se calhar era melhor não comentar quanto a isto, mas... pronto. eu realmente acredito que existe Alguém. 'Deus' e 'Jesus' são meras designações..

nao leves a mal! ;)

bjs

' Claudjinha disse...

:) mesmo muito obrigada!
finalmente encontrei alguém que é crente e não me tenta impingir as suas opiniões! sim, porque... quase toda a gente 'religiosa' que eu conheço, são um bocadinho intolerantes em relação às opiniões que possam ser diferentes! continua assim, é de pessoas assim que se precisa, e não de pessoas que pensam saber tudo e que as pessoas que não acreditam no mesmo são inferiores! ;)

bjs..

' Claudjinha disse...

e fazes tu mto bem em seguir aquilo em que acreditas! apoio mesmo muito as pessoas que têm uma fé tão forte! até diria que tenho pena de às vezes não conseguir acreditar tanto... porque Acreditar é um dom! admiro isso, a sério... :D
gostei, voltarei cá mais vezes! e como sabes tambem serás sempre bem-vindo ao meu espaço, que é, tal como o nome indica, uma janela aberta. a todos! :)
bjs

Elsa Sequeira disse...

Catarino!
Que giro essa foi a pergunta com que iniciei o ano passado as reuniões de adultos de reflexão do plano pastoral...e vou-te responder o que eu respondi - O meu Grande AMIGo que tem camninhado comigo a vida inteira!


beijinhos pa ti!!!!

Paulo disse...

Obrigado pela visita e volta mais vezes que também aqui farei o mesmo. Quanto à pergunta em si, daria para uma tese de dezenas de livros, no entanto, para mim, Jesus é o ar que respiro, a água que bebo, a fé que tenho e, sobretudo, o meu irmão confidente.

A Flor disse...

Jesus é o Filho Unigénito de Deus.
É Deus feito homem.


Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Só N´Ele à salvação.

JESUS É O MEU SENHOR E ÚNICO SALVADOR. Só Ele, e por Ele, um dia chegarei a Deus Pai.

Parabéns pela pergunta tão directa. E na tua vida, o que representa Jesus?

Meu amigo, que a semana te corra conforme desejar o teu bonito coração. :D

Abraçinho doce da Flor amiga e que partilha da tua fé em Cristo Jesus.

pe.cl disse...

"Quem é Jesus para ti???"

ELE é a razão do meu viver, a força do meu caminhar, a ousadia das minhas escolhas.

Abraço no Pai.

A Flor disse...

Passo a corrrrer para te deixar o meu sorriso e carinho para o dia de hoje. :)

E vim "espreitar-te" para ver se sempre voltaste à blogoesfera como disseste!!! ehehehe só vendo acredito!

Um dia feliz meu querido amigo :D

Flor

Pinguim Alegre disse...

Essa é uma pergunta mto impressionante...

Pk aquilo que dizemos é tão teorico e tão mecânico...

Pk se Ele fosse de verdade aquilo que dizemos ser...
Estou convencido que o mundo seria tão diferente...

Porque deixaria de haver um dedo acusador para existir uma mão que tu ajuda a levantar...
Porque iriamos ouvir o Mundo dizer "vede como eles se amam..." e não "vede como eles se tramam..."

Por isso Catarino, não sei responder o que é para mim...
talvez seja:
- um amigo (com quem passo pouco tempo...);
- um exemplo (que é tão exigente e tão radical...);
- uma força (que só me lembro nos momentos dificeis...);
- uma "escapatória" / um "culpado"(quando as minhas coisinhas não são feitas como eu quero...);
- etc.;

Acho que se eu acreditasse de verdade neste Cristo...
A minha vida mudaria 180º como aconteceu a S. Paulo...

Perdoa-me o tamanho do comentário.

Um Abraço
Pinguim Alegre

A Flor disse...

Catarino, viste... 17 comentários! boa!!!

Beijo da Flor no amor de Jesus

Anónimo disse...

Belo desafio este, adorei a resposta que deu o guarda.
Para mim Jesus é a essência da minha vida, é com quem conto em todos os momentos da minha vida.
Por vezes quase o sinto a caminhar ao meu lado. Ele é a força que muitas vezes nos permite continuar...
Bjs

Anónimo disse...

jesus é 1 farsa... hoje é 1 marca como a coca-cola

Anónimo disse...

foi 1 notavel vigarista e intolerante....

a propria intolerancia dele é retratada em Mateus.