Vícios

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vejo uma chávena de café. Está vazia. Apenas a nata continua a escorrer pelas suas paredes. O vício foi morto. Agora sinto-me bem. Já ingeri a minha dose de cafeína, aquela que me sustentará durante toda a tarde e a noite. Será um vício mau, este? Não creio. Tal como não creio que todos os vícios sejam necessariamente maus ou que obrigatoriamente nos lesem. Arrisco-me a dizer que alguns vícios fazem, até, muito bem. Dão-nos uma nova força, uma nova vida, uma nova capacidade de enfrentar a vida e de desafiar os sonhos. Todos nós somos viciados em algo ou em alguém e não é por isso que somos piores, bem pelo contrário, talvez sejam esses vícios que nos moldam e nos tornam melhores pessoas.

Deixo a nata colar às paredes. Seca. E eu, levanto-me e vou-me embora, porque levo o mais importante comigo…

5 Disseram...:

Anónimo disse...

Vício: "Imperfeição, defeito..., defeito físico ou moral, defeito..., defeito..., hábito de proceder mal; acção indecorosa que se pratica por hábito, costumeira, hábito inveterado, falta, defeito, erro, imperfeição grave: viciação; viciamento... (...)"
Algo nunca é bom, a partir do momento em que se torna num vício. Já não o fazemos por gosto, mas por hábito. Deixamos de viver esse algo e passamos a vivê-lo porque nos habituámos e então, esse algo deixa de existir. Deixa de fazer sentido. Tal como as nossas forças, não vêm de vícios, mas sim da nossa vontade, dos nossos desejos e dos nossos sentimentos que existem e que querem viver, e nunca para se tornarem num vício. Um vício traz dependência. Um sentimento, gosto, prazer, não traz... Simplesmente, leva-nos a apreciar e viver o simples momento...

Alguém que ainda acredita...!

Paulo disse...

Vicios e vicios, alguns menos bons, por certo mas outros excelentes.

Anónimo disse...

"As coisas mais bonitas do mundo são sombras" (Dickens, Charles)

Porque não escreves um texto com este tema? Sobre o que te diz, já que o colocaste nos pensamentos...
Pode ser interessante.

Beijinhos

Alguém que ainda acredita...!

Paula Raposo disse...

Há tempos que não te visitava. E tu, a mim?! Gostei deste teu vício. Não forçosamente mau, como tu dizes. Muitos beijos.

Anónimo disse...

não faço a minima ideia de quem és, nem tu de quem eu sou!.. hehe, desculpa... andava por aqui a vaguear e, sem querer, dei com as tuas palavras!.. bonitas.. tao bonitas que tambem me apeteceu escrever. deves ser concerteza um ser extremament apaixonante! Boa visão das coisas.. muito emotivo.. no entanto, claro, simples e racional.. sem duvida, o equilibrio total.
Gostei.

geipril_t@hotmail.com